Seguro-Desemprego

No SINE MANAUS o trabalhador desempregado pode requerer o benefício do seguro-desemprego, que é um auxilio do Governo Federal à pessoa demitida, garantindo uma renda mínima enquanto ela procura uma nova vaga no mercado de  trabalho. Mais do que habilitar para o benefício do seguro-desemprego,o SINE MANAUS vai ajudar o segurado a conseguir um novo emprego, procurando por vagas que se enquadrem em seu perfil e, ao mesmo tempo, oferecendo de graça cursos de qualificação profissional para ampliar suas chances de recolocação no mercado.

 

QUEM É O BENEFICIÁRIO DO SEGURO-DESEMPREGO?  COMO REQUERER?

O trabalhador desempregado sem justa causa que não possua renda própria e comprove ter recebido seis salários nos últimos seis meses, ou seja, ter trabalhado seis meses nos últimos três anos e não estar recebendo outro benefício contínuo, exceto auxilio-acidente ou pensão por morte.
O trabalhador desempregado deve levar o formulário de requerimento do seguro, preenchido pela empresa, a qualquer posto do SINE MANAUS ou na Superintendência Regional do Trabalho, acompanhado dos documentos originais, descritos nesta cartilha.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS  PARA REQUERER O BENEFÍCIO DO SEGURO-DESEMPREGO

  • Requerimento do Seguro-Desemprego -(vias verde e marrom preenchidas, assinadas e carimbadas);
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho – TRCT (devidamente quitado e assinado);
  • Comprovante de Depósitos – FGTS;
  • Carteira de Trabalho (CTPS);
  • Carteira de Identidade;
  • Comprovante de inscrição (cartão) do PIS-PASEP;
    CPF;
  • 02 (dois) últimos Contracheques;
    OBS: Em caso de reclamação trabalhista, apresentar a sentença judicial ou homologação do acordo.
    TODOS os documentos devem ser ORIGINAIS.