Qualificação Profissional

O SINE MANAUS possui um setor especifico para qualificar os trabalhadores, ofertando cursos profissionalizantes gratuitamente, direcionados para pessoas com pouca ou nenhuma experiência profissional, bem como para os que já tem experiência e que queiram adquirir novos conhecimentos.
É voltado prioritariamente aos desempregados, candidatos ao primeiro emprego, trabalhadores rurais, autônomos, domésticos, egressos do sistema penal e pessoas beneficiárias de políticas de inclusão social, ou seja, o objetivo é capacitar pessoas para implementar políticas inovadoras, visando à melhoria das condições de vida de toda a população e à democratização dos processos de trabalho e de gestão.

As ações de qualificação social e profissional são implementadas de forma descentralizada, por meio de Planos Territoriais de Qualificação (em parceria com estados, municípios e entidades sem fins lucrativos), de Projetos Especiais de Qualificação (em parceria com entidades do movimento social e organizações não-governamentais) e de Planos Setoriais de Qualificação (em parceria com sindicatos, empresas, movimentos sociais, governos municipais e estaduais). O objetivo dos Planos Territoriais é atender demandas por qualificação identificadas com base na territorialidade. Os Projetos Especiais, por sua vez, destinam-se ao desenvolvimento de metodologias e tecnologias de qualificação social e profissional e os Planos Setoriais buscam o atendimento de demandas emergenciais, estruturantes ou setorializadas de qualificação. Juntos, os Planos Territoriais, os Projetos Especiais e os Planos Setoriais constituem o Plano Nacional de Qualificação – PNQ.

Ressalte-se que, em 2008, as ações de qualificação social e profissional de trabalhadores alcançaram maior efetividade com a Resolução Nº. 575, de 28 de abril de 2008, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT, que estabeleceu diretrizes e critérios para transferências de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT (que financia as ações do PNQ) aos estados, municípios e entidades sem fins lucrativos, para a execução do Plano Nacional de Qualificação – PNQ.

Ver Resolução nº.575/08 CODEFAT e Termo de Referência